Lilian Nakhle

"Faltam palavras para o que a gente sente...Sobra emoção no que a gente vive. Seja bem vindo ! ! !"

Textos


                              “Desilusões existem”

 

Quando os parceiros controlam completamente a si mesmos, bem como as suas decisões e principalmente assumem plena responsabilidade por sua felicidade, mostram que podem compartilhar opiniões ou mesmo iniciar um relacionamento amoroso sem ameaças ou cobranças.

Assumir a responsabilidade por sua felicidade é simplesmente procurar opções para fazer um relacionamento saudável diante de qualquer desavença. É totalmente diferente de culpar o outro uma vez que ao atribuir culpa tiramos de nós o poder de controlar ou alterar as situações.

É bom lembrar que ao acusar, transferimos o controle a outros fatores; ao assumir a responsabilidade, você tem o controle de si.

Sabemos que é impossível controlar as atitudes de qualquer pessoa. Não sabemos qual será a reação do outro diante de qualquer imprevisto e não podemos controlar ou comandar qualquer atitude.

É muito fácil assumir uma postura hostil diante uma desilusão. E as desilusões existem e são frequentes. A tendência de todos nós é mostrarmos o que temos de melhor para conquistarmos a admiração e o “amor” do parceiro e infelizmente é frequente a idealizar o parceiro perfeito ou ideal. Colocamos nossas fantasias e expectativas no outro e pensamos que ele apareceu para não apenas concordar com nossas ideias, mas como também para realizar nossos sonhos.

Esquecemos que a pessoa pela qual nos interessamos na maioria das vezes não vem ao encontro de nossas expectativas e é exatamente por isso que o relacionamento fica interessante.

O outro é como é, com a sua bagagem de vida, com suas fragilidades e carências, com suas experiências de sucesso e fracasso, com seus defeitos e qualidades, com suas dores e amores bem ou mal resolvidos..

 Assim, a maioria acredita que a desilusão é uma ofensa pessoal e passa a criticar e muitas vezes guardar rancor, a lamentar e culpar o fracasso da relação.

Porém se ao longo da convivência percebemos que a pessoa amorosa, gentil, educada e romântica pela qual nos apaixonamos é na realidade alguém sem caráter e manipuladora é urgente se afastar e identificar os reais motivos que deixamos nos aproximar de alguém assim para evitar que o mesmo ocorra novamente. Evitar entender os motivos que levaram o outro a tentar nos manipular ou enganar é fundamental uma vez que jamais iremos “compreender” ou descobrir qualquer causa. Tenha certeza que não temos o poder de mudar o outro.

Talvez o melhor seja simplesmente perceber as limitações e as reais possibilidades do outro e reconhecer que aquela não era uma pessoa digna para um relacionamento.

Aprender a lidar com as desilusões é uma das grandes chances que temos de crescer emocionalmente. Afinal, as frustrações, dores e contrariedades fazem parte de nossa aventura de viver e certamente nos fortalecem e incentivam caminhar mais corajosamente rumo ao relacionamento saudável que merecemos.

 

Lilian Nakhle

Contato:

lilocanakhle@gmail.com

cel. 99645.4466

 

LilianNakhle
Enviado por LilianNakhle em 25/04/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras